27 de março de 2007

4º Ciclo de Cinema LGBT da Rede Ex-Aequo

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais,transgéneros e simpatizantes - após o sucesso das edições anteriores do seu ciclo de cinema LGBT em 2004, 2005 e 2006, irá editar este ano a 4ª edição deste evento, entre 30 de Março e 1 de Abril, em Lisboa.
Ao todo serão apresentadas 5 sessões durante o período da tarde e noite com vista a possibilitar uma maior flexibilidade no horário da projecção de filmes.

O ciclo será inaugurado na sexta, 30de Março, pelas 14:30 na Videoteca Municipal e as restantes sessões decorrerão no Instituto Português da Juventude no Parque das Nações.

Sexta-feira, 30 de Março às 14:30 horas
Get Real! (1998) de Simon Shore, que foi premiado em vários festivais de cinema. Conta-nos a história de Steve, um adolescente que encontra várias dificuldades em se assumir. Quando se apaixona pelo desportista da turma, descobre que surpreendentemente este sente o mesmo por ele.

Sábado, 31 de Março às 14 horas
Don't you worry, it will probably pass (2003) de Cecilia Neant-Falk. Um documentário em que três jovens suecas relatam as suas histórias de uma maneira tocante e comovente, mas ao mesmo tempo triunfante junto da comunidade LGBT e dos seus aliados. É feito um retrato do sentimento de estranheza universal da adolescência, neste caso mais acentuada por ser homossexual e onde está presente a todo o momento a intolerância da sociedade. Alguns dos momentos mais marcantes advêm do medo que estas três raparigas têm de se assumir aos pais. Este documentário acaba por se revelar uma boa abordagem sobre os direitos dos homossexuais.

Sábado, 31 de Março às 16:30 horas
Sommersturm (2004) de Marco Kreuzpaintner. Tobi e Achim são os amigos desde sempre e sentem que nada se pode atravessar no caminho da sua amizade. Esperam ansiosos por acampar no Verão e ganhar a competição de remo no interior da Alemanha. Tobi está completamente céptico quanto ao relacionamento de Achim com a namorada e começa a aperceber-se dos seus sentimentos por Achim. Eis então que chega à competição uma equipa gay de Berlim eTobi fica completamente confuso. Na noite antes da competição, a tempestade que se abate é muito mais do que metereológica... Uma história tocante sobre as complexidades de ser adolescente.

Domingo, 1 de Abril às 16 horas
Beautiful boxer (2003) de Ekachai Uekrongtham. Baseado na vida real de Parinya Charoenphol, um pugilista Muaythai que se submeteu a uma operação de mudança de sexo para se tornar mulher.O filme relata a sua vida desde criança quando gostava de usar baton e flores até à sua carreira sensacional como kickboxer, cuja especialidade são os movimentos do boxe antigo de Muaythai que consegue executar com perícia e graça e por fim o confronto com a sua própria sexualidade que levou à sua operação de mudança de sexo.



Domingo, 1 de Abril às 21 horas
The Education of Shelby Knox (2005) de Marion Lipschutz e RoseRosenblatt. Um documentário que mostra a luta de uma adolescente pelo direito à educação sexual nas escolas públicas de Lubbcock, uma pequena cidade do Texas, onde os índices de gravidez na adolescência e contaminação por doenças sexualmente transmissíveis são alarmantes. A única tese de educação sexual neste local baseia-se na abstinência como única forma de evitar estes problemas. Shelby Knox luta contra a mente conservadora dos cidadãos, apesar de ela própria ter assumido o compromisso de se manter casta até o casamento. Esta adolescente acaba por se envolver com os direitos dos homossexuais, defendendo que o importante é informar as pessoas para que elas próprias sigam os seus caminhos.

Após a exibição de cada filme, cuja entrada é gratuita, a rede ex-aequo porporcionará espaços de debate com cerca de 30 minutos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pela publicidade.
Deram-me a hipótese de ver bons filmes, aos quais dificilmente assistiria pelos canais habituais de divulgação.
Este blog presta um excelente serviço.
Parabéns.