20 de dezembro de 2007

Casamento de Teresa e Lena - destaques nos média

Helena Paixão e Teresa Pires, as duas mulheres que tentaram casar em Portugal mas viram a sua pretensão recusada pelo registo civil vão "dar o nó" hoje num avião, durante um voo entre Lisboa e Madrid, Espanha, país onde as uniões homossexuais são legais. A cerimónia será apadrinhada pelo presidente da associação Coordenadora Gay-Lésbica da Catalunha, Jordi Petit, que apelará ao governo de Lisboa para mudar a lei e permitir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Mas o advogado Luis Grave Rodrigues, que as representa, esclarece que não vai haver qualquer casamento, para o que seria necessária a presença de um conservador do registo civil espanhol e manifestou-se mesmo contra esta iniciativa e acusou a companhia aérea em causa de oportunismo e falta de ética. Luís Grave Rodrigues, afirmou ter aconselhado as suas constituintes, Helena Paixão e Teresa Pires, a não participar nesta iniciativa por considerar preferível "contenção, serenidade e menos exposição mediática" enquanto esperam a decisão do Tribunal Constitucional. "O que se passou é que foi a agência de comunicação que me contactou, depois de já ter andado na ILGA à procura de outros casais homossexuais para fazer a campanha, a fazer a proposta. O que se vai passar, é que a Helena e a Teresa vão passear até Espanha, com tudo pago pela EasyJet, e vão comprometer-se a repetir aquilo que fazem diariamente desde há cinco anos atrás: olhar uma para a outra e dizer que se amam. A única diferença é que vai haver jornalistas e fotógrafos, para efeitos publicitários e promocionais da EasyJet. (...)

As duas primeiras mulheres que tentaram casar em Portugal e viram esta pretensão recusada vão "comprometer-se" a bordo de um avião da easyjet, durante um voo entre Lisboa e Madrid, Espanha, país onde as uniões homossexuais são legais. Contudo, o advogado esclarece que não vai haver qualquer casamento, para o que seria necessária a presença de um conservador do registo civil espanhol. (...) "Elas decidiram não seguir o meu conselho. Foi uma decisão pessoal na qual não devo interferir, porque as represento juridicamente, e do ponto de vista jurídico não acho aconselhável", afirmou. (...)
A companhia aérea low cost easyJet convocou ontem os jornalistas para comparecerem no aeroporto da Portela, em Lisboa, para assistirem a um casamento homossexual durante um voo com destino a Madrid. As protagonistas desta acção de marketing são Teresa Pires e Helena Paixão, cuja pretensão de casamento civil está em apreciação no Tribunal Constitucional. A opção pela viagem a Madrid prende-se com o facto da Espanha ter legalizado a união civil de pessoas do mesmo sexo em 2005. Segundo a edição de ontem do Diário Notícias, que cita a agência de comunicação da easyJet, a Tinkle, terão sido oferecidos a Teresa e Helena os voos de ida e volta, assim como dois dias de estadia em Espanha. Em relação à ideia do evento, a Tinkle diz que esta surgiu depois de um contacto entre as duas mulheres e a companhia área. Uma versão refutada pelo movimento LGBT, que referiu ao DN ter sido contactada por alguém que, em nome da easyJet, terá solicitado contactos de casais homossexuais que quisessem participar neste evento.

Sem comentários: