7 de janeiro de 2008

Novo Julgamento no caso Gisberta

Vítor Santos, um dos treze menores de idade implicados na morte de Gisberta Salce Júnior, a mulher transsexual de origem brasileira mortano Porto em Fevereiro de 2006, vai ser julgado a 7 de Fevereiro.
Agora com 18 anos de idade, Vítor Santos era o único dos rapazes com mais de 16 à altura dos acontecimentos que levaram à morte de Gisberta, e o único que podia ser responsabilizado criminalmente.
O Tribunal de Família do Porto considerou que os restantes foram responsáveis pelos crimes de ofensa à integridade física agravada pelo resultado, omissão de auxílio, e ocultação de cadáver, a que corresponderam medidas cautelares dos 11 aos 13 meses em regime de internamento semi-aberto em centro educativo, ou um ano de acompanhamento educativo. Na fase de inquirição, Santos, e quatro dos outros menores, alegaram que este os tinha apenas acompanhado ao prédio abandonado onde Gisberta habitava, chegando a tentar dissuadi-los das agressões. O sexto inquirido implicou-o, dizendo que tinha sido este a incitá-los a espancar Gisberta com paus, e a despi-la. O Ministério Público tomou estas declarações como base da acusação, que o Tribunal de Instrução Criminal do Porto aceitou na íntegra.
Considerando que só não esteve presente na altura em que Gisberta, ainda viva, foi lançada a um poço de água, onde veio a morrer por afogamento, o MP acusou Santos de três crimes de ofensa à integridade física qualificada, e um de omissão de auxílio.
Após a denúncia dos acontecimentos, Santos esteve três meses em prisão preventiva, sendo depois libertado. Vai aguardar o julgamento em liberdade, com termo de identidade e residência. Os outros menores já cumpriram as medidas a que foram condenados, tendo várias não sido cumpridas na totalidade por alguns deles terem, entretanto, completado16 anos.

Fonte: GRIP

Sem comentários: