21 de março de 2008

Café c/Sentido - Kevin Aviance


Dois anos decorridos desde a morte de Gisberta (no Porto) e alguns dias após a morte de Luna (em Lisboa), Be Yourself dedica esta edição de Café C/ Sentido a Kevin Aviance, perfomer americano, também ele vítima de agressões físicas homofóbicas.


Eric Snead é o homem que esta por trás do artista Kevin Aviance, nascido em 1968, em Virginia. Perfomer, músico e designer de moda, Kevin é um dos artistas mais populares no panorama gay Nova-iorquino. Membro do “House of Aviance” – um grupo local de performers – é conhecido pelo seu slogan “Work. Fierce. Over. Aviance!”
Desde tenra idade Kevin dedicou-se ao estudo da música e do teatro, a sua carreira como performer teve início em Washington, cresceu em Miami, atingindo depois o epicentro do mundo musical gay em Nova Iorque!
Em 1989 é fundada a “House of Aviance” - por Mother Juan Aviance - local de encontro de Dj´s, Drag-queens, cantores, bailarinos, animadores, designers, entre outros.
Kevin Aviance participou ainda em alguns filmes dos quais se destaca “Flawless” (Ninguém é Perfeito), com Robert de Niro.Como músico, viu alguns dos seus trabalhos tais como, “Din Da Da”; “Rhythm Is My Bitch”; “Alive”, “Give It Up”; “Strut” atingirem rapidamente os topos das tabelas americanas de vendas.


Decorria o mês de Junho de 2006, quando ao sair de um bar gay em Manhattan - Phoenix – foi assaltado e espancado por um grupo de homens enquanto gritavam palavras homofóbicas. Quatro suspeitos foram presos, apesar de o crime ter sido cometido por mais de sete pessoas. Um ano depois os quatro suspeitos foram considerados culpados e receberam uma sentença de 6 a 15 anos de prisão.
Aviance, após internamento, deixou então o hospital, sendo transportado numa cadeira de rodas, com a perna protegida por um reforço e com os maxilares fechados por um aparelho que o impedia de abrir a boca. Mesmo incapacitado de falar conseguiu balbuciar a palavra “obrigado” aos jornalistas presentes, enquanto que protegido por uns grandes óculos de sol, ostentava uma manga com as cores do arco-irís. A poucos dias da marcha gay, dizia que se sentia como se alguém tivesse arrancado sua alma pois este teria sido o mês para ele brilhar. Kevin faz com que as pessoas à sua volta sintam orgulho em serem homossexuais, andarem pela rua e estarem à vontade na sua própria pele. Esse sentimento tinha-lhe sido tirado.Apesar de muito fragilizado e com fracturas diversas, Kevin Aviance, fez questão de ainda assim participar, uns dias depois, na Parada Gay onde fez questão de salientar: “A violência tem de ser combatida, mas não com armas e drama, apenas com Amor”.




Actualmente Kevin Aviance continua com as suas performances, não só na House of Aviance, como também por diversas casas nocturnas americanas mostrando que o Amor vence sempre.

Sem comentários: