26 de maio de 2008

Café c/Sentido - Um Sentir Partilhado



Na passada quarta-feira Be Yourself presenciou o lançamento do segundo livro de Lúcia Valente.
Um Sentir Partilhado, da editora Corpos, um livro de poesia sobre sentimentos, sobre vidas, sobre o quotidiano e o que nos atormenta.

Numa noite ocupada por pouca luz mas muita intensidade, o espectáculo de Natasha Semmynova fez-nos voltar à inocência. Uma actuação soberba, cheia de misticismo condecorou a noite com a máscara que desmascara o Homem. Seguiu-se a poesia, essa arte de recitar palavras com sentimento. O discurso enche-se de arte e completa-se com agradecimentos. No fim, outra actuação de Natasha Semmynova, mais enérgica ao som de Whitney Houston.

Prefácio pela autora

"De novo embarcamos, numa segunda viagem, pelos sabores imensos da poesia. Na bagagem levamos as palavras de incentivo e reconhecimento de leitores que têm partilhado, atentamente, o desfilar dos ideais que me definem, e que por eles se deixam embeber.
O céu é o nosso limite e, ao fundo dele mesmo, uma linha do horizonte desabrocha, arcaica na sua forma, que de tão nítida que é, transparece límpida quanto a água cristalina que me mata a sede de escrever. Olho em redor e idealizo uma sociedade mais observadora, capaz de reconhecer o reflexo das minhas palavras no espelho da vida.
Mais uma viagem pelos meandros da alma, em sinal de introspecção (efémera que seja), numa tentativa de redescoberta da fórmula mágica que nos permite voar no sentido da poesia. Vacilo entre sinais intemporais de perseverança e de coragem. Deixo aqui o registo de algumas palavras íntimas, e que apesar de jovens sinto-as com grande intensidade, numa clara essência de mim.
Cada uma destas folhas, suaves como a minha pele, são parte de um trilho renovado, que por entre os nossos dedos definha, lugarejo por onde fiz deslizar esta caneta, idónea na descoberta de outros sentimentos (des)conhecidos. Na minha bússola desenham-se novas coordenadas, guia que pretende, num gesto simples, laminar as mentes mais decrépitas, cedendo passagem a olhares mais vastos.
A sociedade é um espaço comum de reencontros. Nela interagimos, partilhando opiniões, sentimentos e emoções. Este livro é, sobretudo, mais um projecto que nasce com emoção e alma, numa voz e intuição muito próprias."
Lúcia Valente

Be Yourself aconselha uma visita ao blog Eu e a Arte, de Lúcia Valente.

Sem comentários: