23 de maio de 2008

Filmes à Letra – Ciclo de Cinema LGBT

Em Maio de 2005, o GRIP realizou a sua primeira iniciativa pública, com um ciclo de cinema. Passados três anos, vamos assinalar este aniversário com o Filmes à Letra - um ciclo dedicado a todas as letras do 'LGBT'. Quatro fins-de-semana, oito filmes, e conversa q.b. vão ser a nossa maneira de comemorar a riqueza e diversidade destas comunidades, que, diferentes entre si, se vão reunir no mesmo espaço.
Depois de cada filme de sábado, para uma conversa aberta e informal, convidamos vários oradores - sobre a transsexualidade, vai falar Nuno Carneiro (psicólogo, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), com a presença de elementos do
GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade (Ivo, Filipe, Luísa), à bissexualidade cabe Isabel Menezes (psicóloga, FPCEUP), ao lesbianismo Maria João Silva (Associação para o Planeamento da Família), e à homossexualidade no masculino Gabriela Moita (psicóloga, FPCEUP).
A entrada é livre .


Local: Maria Vai Com as Outras (Rua do Almada, 443, Porto)

Programa:
30 de Maio: Boys Don't Cry
31 de Maio: Ma Vie en Rose - conversa com Nuno Carneiro e elementos do GRIT
6 de Junho: Gia
7 de Junho: Kinsey - conversa com Isabel Menezes
20 de Junho: Imagine Me and You
21 de Junho: Producing Adults - conversa com Maria João Silva
4 de Julho: The Bubble
5 de Julho: Wedding Wars - conversa com Gabriela Moita

Sinopses 1º fim-de-semana - 30 e 31 de Maio:
30 de Maio, 22h30, sexta-feira
Boys Don't Cry (transsexualidade, biografia / romance / drama)
O jovem Brandon muda-se para Falls City, onde encontra emprego, faz novos amigos, e conhece Lana, a namorada. Mas ninguém a não ser Brandon sabe que ele não nasceu da maneira que o imaginavam. Baseado numa história real. Óscar para a Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária, Globo de Ouro para a Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária.
Trailer

31 de Maio, 22h30, sábado
Ma Vie en Rose (transsexualidade, comédia / drama)
Ludo é tratada pelos pais, irmãos e professores como rapaz. Mas, num mundo de adultos confusos, só ela consegue ver com clareza suficiente para saber que nunca foi outra coisa que não uma menina. Globo de Cristal para o Melhor Filme, Globo de Ouro para o Melhor Filme Estrangeiro. Trailer
> Conversa com Nuno Carneiro e elementos do GRIT.

Sem comentários: