18 de agosto de 2008

Café c/Sentido – 30º Aniversário da Bandeira da Liberdade

Foi a 25 de Junho de 1978, no desfile em São Francisco (San Francisco Gay and Lesbian Freedom Day Parade), que a comunidade gay desfilou erguendo pela primeira vez a bandeira do arco-íris como símbolo LGBT.
Criada por Gilbert Baker como símbolo mundial do activismo LGBT originalmente possuía 8 cores. No entanto, quando um ano mais tarde, Baker contactou a San Francisco Paramount Flag Company para negociar a produção em massa das bandeiras do arco-íris, o preço do tecido rosa e turquesa fez com que estas duas cores fossem abandonadas e que o índigo fosse substituído pelo azul. Assim foi a bandeira de 6 cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta) que percorreu o mundo tornando-se no principal símbolo de manifestações pró Direitos Humanos LGBT.
As 6 cores têm significados diferentes, o vermelho significa vida, o laranja poder, o amarelo luz, o verde natureza, o azul arte e o violeta espírito. As restantes cores significavam sexualidade e harmonia, para o rosa e índigo, respectivamente. As primeiras bandeiras utilizadas na parada de São Francisco eram protótipos gigantes feitos manualmente por Gilbert Baker e mais de 30 voluntários. Desde então a bandeira da liberdade, como também é conhecida, está disseminada por todo o mundo nas paradas, bares, roupas, bijuteria, …, fazendo parte da comunidade LGBT.

A bandeira do arco-íris tem também inspirado uma enorme variedade de símbolos e tem sido utilizada com variações diversas para questões de temática LGBT e de Direitos Humanos. Um exemplo é o simbolismo utilizado pelas associações de luta contra o HIV como a Victory Over AIDS que acrescentam uma risca negra no canto inferior da bandeira em memória dos que faleceram com esta doença.

Em 2008 na comemoração dos 30 anos deste ícone, grandes marcas associaram-se ao movimento. A Absolut Vodka lançou no dia 10 de Junho uma edição limitada de uma garrafa com as cores do arco-íris, a Absolut Colours. Esta garrafa faz-se acompanhar de um texto sobre o direito à diversidade sexual e vem embalada numa caixa especial com as cores do arco-íris. Segundo Nina Gillsvick, a directora internacional da marca, chegou a altura de apoiar os Direitos Humanos até porque “as verdadeiras cores brilham nas pessoas".
No passado mês de Junho, Gilbert Baker celebrou os 30 anos da bandeira no bar gay Londrino Soho numa festa apoiada pela Absolut Colours deixando uma pequena entrevista:



Em Portugal, poucos são os bares que apresentam bandeiras do arco-íris no seu exterior, no entanto, esta bandeira faz parte da maioria das decorações das casas LGBT e aparece no seu esplendor nas várias paradas LGBT que decorrem no nosso país.


Be Yourself

Sem comentários: