15 de setembro de 2008

Abrigo

Be Yourself recomenda













Um filme que ganhou em 2008, o "Grand Prix" e Melhor Intérprete Feminina para Antonia Liskova na 25ª edição de Annecy Cinéma Italien, Prémio de Melhor Actriz Europeia ex-aequo para Maria de Medeiros e Antonia Liskova no Festival do Cinema Europeu de Lecce, dois Globos de Ouro e dois prémios da imprensa Italiana.

Sinopse: De regresso de umas férias românticas na Tunísia, Anna e Mara descobrem que trouxeram mais alguém na bagagem: Anis (Mounir Ouadi), um rapaz magrebino, em fuga do seu país de origem. Anis, como muitos dos seus contemporâneos, é atraído pela Europa na expectativa de uma vida melhor. Pouco tempo depois deste encontro casual, favorecido pelo desejo inconfessado de Anna de ter um filho, Anis é acolhido em casa das duas mulheres. Mara, operária na fábrica da família de Anna, não confia nele, e mal suporta a sua intrusão em casa. Apesar disso, com o tempo, os três parecem encontrar um frágil equilíbrio doméstico. O mundo exterior, porém, irá minar a estabilidade desta família fortuita: Anna tem de aturar a fria reprovação da mãe, e Mara, o desprezo do pai prestes a morrer. Enquanto isso, Anis tenta adaptar-se à sua nova vida à medida que procura entender o facto de duas mulheres solteiras dormirem na mesma cama. A morte do pai de Mara quebra o precário equilíbrio do triângulo, enquanto o terno atrevimento de Anis desencadeia uma série de ciúmes e suspeitas no casal feminino, que o levam a perder o paraíso que acabava de conquistar. Anna tenta retomar o controlo da situação, mas acaba por se tornar vítima das suas próprias acções.

Titulo Português: Abrigo
Titulo Original: Riparo - Anis tra di noi
Titulo Inglês: Shelter

Género: Drama,
Ano: 2007
Realização: Marco S. Puccioni
Argumento: Marco S. Puccioni, Monica Rametta
Realizador e Actores: Antonia Liskova, Gisella Burinato, Marco S. Puccioni, Maria de Medeiros, Mounir Ouadi, Steffan Boje, Vitaliano Trevisan

Sem comentários: