25 de setembro de 2008

Votação de 10 de Outubro - Sim ou Não?!

No próximo dia 10 de Outubro na Assembleia da República, vão ser votados projectos de lei que prevêem a alteração do Código Civil para pôr fim à discriminação de casais de pessoas do mesmo sexo no acesso ao casamento.

Várias são as opiniões e manifestações que se têm vindo a verificar. Bloco de Esquerda e JS estarão com certeza do lado da Aceitação mas e os deputados dos restantes partidos?!

Para responder a esta questão, várias pessoas recorreram à liberdade de expressão e à internet, enviando minutas, e-mails, entre outros, para vários deputados questionando-os sobre as suas opiniões sobre o assunto.

ILGA Portugal“SIM à liberdade e à igualdade”
Blog Estrelaminha“Por um 10 de Outubro Memorável”
Blog Tangas Lésbicas“Pela Igualdade Perdida”
Blog Só mais uma Gayja“Desilusão”

Estes são alguns dos títulos que se podem encontrar sobre este assunto, com opiniões em nome próprio e respostas de Deputados, procurando educar as mentes da sociedade em que vivemos evitando que no dia 10 a vida de cerca de 10% da população Portuguesa seja decidida com base na ignorância e preconceito.

Algumas notícias que os media lançaram sobre este assunto:

E para que todos possamos contribuir para a educação das mentalidades dos nossos deputados aqui fica um dos e-mails que poderão enviar para os grupos parlamentares:

"Assunto: No dia 10 de Outubro, SIM à liberdade e à igualdade.


No próximo dia 10 de Outubro, a Assembleia da República será chamada a votar projectos que estabelecem finalmente a igualdade no acesso ao casamento. Esta é uma questão de direitos fundamentais, é uma questão de cidadania, é uma questão que determina a qualidade da nossa democracia. Trata-se de acabar com a humilhação de muitas mulheres e muitos homens que são ainda discriminadas/os na própria lei por causa da sua orientação sexual. Trata-se de afirmar finalmente que gays e lésbicas não são cidadãos e cidadãs de segunda. A Assembleia da República terá finalmente a oportunidade de afirmar o seu empenho nesta luta pela igualdade e pela liberdade – e a oportunidade de contribuir de forma particularmente simples para a felicidade de muitas pessoas. O fim da exclusão de gays e lésbicas no acesso ao casamento consegue-se com uma pequena alteração no texto de uma lei, que não implica custos nem afecta a liberdade de outras pessoas. Porém, será um enorme passo no sentido da igualdade e contra a discriminação. E como demonstraram as discussões sobre o voto para as mulheres ou sobre o fim do apartheid racista na África do Sul, o preconceito que existe na sociedade não pode nunca justificar a negação de direitos fundamentais. Pelo contrário, votar contra a igualdade é legitimar e encorajar a discriminação. Esta votação representa por isso uma enorme responsabilidade, pelas implicações que terá no reforço ou na recusa do preconceito. Porque recuso a discriminação na lei portuguesa e porque esta é a oportunidade de repor a justiça e cumprir o princípio constitucional da igualdade, seguirei com atenção esta votação - e apelo ao voto favorável .

Paulo Côrte-Real (ILGA)

Sem comentários: