4 de abril de 2007

Café c/Sentido - Lesboa Party


Para dar início à rubrica "Café c/Sentido" Be Yourself entrevistou Patrícia Rocha, responsável pelo Departamento de Comunicação da ,Entre Vírgulas, empresa Organizadora da Lesboa Party.

Sempre que se faz referência à Lesboa Party e mais concretamente aos responsáveis por este evento fala-se de ,Entre Vírgulas,. O que é a ,Entre Vírgulas,?
Constituída no início de 2006, a ,Entre Vírgulas, Produção e Agenciamento LDA, tem como principais actividades a organização/produção de eventos (entre eles a Lesboa Party) e o agenciamento exclusivo de Artistas brasileiros em Portugal (Pato Fu, Marina Lima, Samba de Rainha, 2 Fuzz, entre outros). Toda a informação sobre a empresa estará em breve disponível no endereço www.entrevirgulas.com, de momento em construção.

E já agora, não fugindo ao tema anterior, quem são os responsáveis pela organização da Lesboa? É que por norma todas as notícias referem os “responsáveis pela organização da lesboa party”, mas sem nunca referirem nomes. As caras que compõem essa organização pretendem manter-se no anonimato?
A ficha técnica da Lesboa Party é composta por cerca de 60 pessoas. Todas elas, incluindo eu, responsável pelo Departamento de Comunicação, não só dão a cara, ou a voz (como aconteceu em directo no Programa da Manhã, da Antena 3), como acreditam no projecto. Este surgiu de uma conversa, tida em Julho de 2006, entre uma amiga e Vanessa Cotrim, directora-geral da ,Entre Vírgulas, que não se ficou pela ideia de fazer uma festa LGBT/hetero-friendly com a dimensão, divulgação e infra-estrutura da Lesboa Party. Fê-lo. A Lesboa Party nasceu a 30 de Setembro de 2006, na Gare Marítima de Alcântara, e, para uma festa-piloto, excedeu as nossas melhores expectativas.

Embora desconhecendo o historial da empresa e o tipo de eventos que têm concretizado, que razões motivaram a ,Entre Vírgulas, a organizar esta festa em concreto?
Mais do que acreditar e investir no segmento LGBT, a ,Entre Vírgulas, procurou responder à falta, logo procura, de espaços de diversão e integração da população LGBT, criando um espaço de convívio não discriminatório. Em apenas três edições, a Lesboa Party já faz parte da vida social e cultural da cidade de Lisboa.

No que concerne o espaço físico desta festa, a primeira edição realizou-se na Gare Marítima de Alcântara e as duas últimas edições no ISA. No entanto, uma das novidades para esta 4ª Lesboa Party é o facto de se ter mudado para o Armazém C2. O que obrigou a esta mudança?
O espaço para a realização da Lesboa Party é criteriosamente seleccionado a cada edição, quer pela vista e localização (caso da Gare Marítima de Alcântara) quer pela infra-estrutura (caso do Pavilhão de Exposições, onde se realizou a festa de Carnaval a pedido de muitos daqueles que, tendo estado na 2ª edição, ficaram fãs do espaço). A escolha do Armazém C2, nas Docas de Alcântara, para palco da 4ª edição da Lesboa Party prende-se com o facto de trazer o evento para um local central da cidade de Lisboa, e sobretudo de fácil acesso.

Outra das novidades para o próximo dia 5 de Maio é a aposta num “Live Act” de Elizabeth Ziff (a.k.a. EZGIRL). Qual a importância de trazer a cantora/compositora americana a esta 4ª Edição?
Em Dezembro de 2006, o formato da Lesboa Party, na sua 2ª edição, passou a contar com um concerto de abertura a par da actuação de Dj’s. A vinda de EZgirl, e de Amy Ziff, bem como a participação de Pan Sorbe, Miss Nutz e Vj Scaramanga fazem parte de uma aposta numa programação forte. O nosso objectivo é assegurar a vinda de nomes seguros da cena musical que têm uma forte adesão por parte do público, bem como promover novas propostas musicais, atendendo assim aos gostos variados e às solicitações de todos aqueles que compõem o universo da Lesboa Party.

Para além de um “Live Act” e da presença de Dj´s e Vj´s porque não apostar em performers / draq queens nacionais no sentido de animar a festa e mostrar os grandes artistas que temos em Portugal?
Existem espaços/referências de diversão e integração da população LGBT, de Norte a Sul do País, cuja programação inclui Performers, Drag Queens, Transformistas, Go-Go dancers, entre outros. A Lesboa Party apresenta um formato diferenciado, estando, no entanto, a sua organização aberta a sugestões e atenta aos gostos do público.

Numa festa em que o público nem sempre se dispõe a “dar a cara”, como é que a Organização lida com os órgãos de comunicação social?
De forma a garantir a privacidade do público da Lesboa Party, a ,Entre Vírgulas, nunca permitiu a cobertura fotográfica/televisiva dentro do recinto, apesar das constantes solicitações por parte de vários órgãos de comunicação social. A presença do 24 Horas na 3ª Lesboa Party foi, no próprio dia do evento, permitida com a condição de recolher imagens e/ou declarações devidamente autorizadas pelos intervenientes, à entrada do recinto. Todas as imagens publicamente divulgadas serão sempre captadas/cedidas/autorizadas pela organização do evento com o devido conhecimento, vontade e permissão dos envolvidos.

Até ao momento têm cumprido com a proposta de realizar a festa trimestralmente. Acham que em Portugal há público suficiente e fiel a uma festa que se concretiza cerca de 4 vezes por ano?
A resposta está na média de afluência de público…

Alguma vez ponderaram aliar-se às várias associações LGBT no âmbito da presença destas na festa? Não seria interessante que cada associação tivesse direito a um espaço nesta festa, como forma de divulgação do seu trabalho?
O formato da Lesboa Party e a sua programação não contemplam actividades nem acções de carácter associativo e/ou político. A Lesboa Party é, antes de tudo, uma festa. Um ponto de encontro e convívio que conquista, a cada edição, espaço de visibilidade, constituindo um caminho de potencialidades para o reconhecimento dos direitos LGBT e ajudando a promover a aceitação da diversidade com uma base comum de respeito e dignidade humanos.

Este é um evento que está cada vez a ter mais impacto junto da comunidade LGBT. Alguma vez pensaram na possibilidade de, no futuro, levarem a festa a outras cidades do país?
Não.

O que esperam para o futuro da Lesboa Party?
Esperamos que continue a atrair e a satisfazer o seu público-alvo, crescendo qualitativamente edição após edição.
BY.

6 comentários:

Memory disse...

Obrigado pela informação deixada no meu blog. O seu blog é bastante informativo. Virei cá mais vezes.

Unknown disse...

Boa entrevista Be yourself!
Estás devidamente linkado!

Let's party!

Ana disse...

A "LESBOA" ultrapassou fronteiras e como residente no estrangeiro e sujeita às tarifas que a nossa querida TAP nos impõe (!) pergunto: estará prevista a V edição para finais de Julho, princípios de Agosto deste ano? Podem ter a certeza de que a afluência seria surpreendente! Que tal pensarem nisso?
Todo o sucesso!
Ana

Unknown disse...

Excelente entrevista! Excelente o evento...

Linkei!

Be Yourself disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Be Yourself disse...

Bom dia Ana Paula.

O Be Yourself trata-se unica e exclusivamente de um blog informativo sobre a temática LGBT em Portugal e não somos de forma alguma responsáveis pela realização de eventos como é o caso da Lesboa Party. Apenas e só estamos a divulgar essa festa.

Para mais informações aconselhamos a visita ao blog desse evento em http://lesboa.blogspot.com/.

Com os melhores cumprimentos,
BY.