23 de novembro de 2007

Prémios Média 2007

A Rede Ex Aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes promove no próximo dia 1 de Dezembro a terceira edição dos seus Prémios Média, no Auditório da Delegação Regional de Lisboa do IPJ, no Parque das Nações, em Lisboa, a partir das 16h00.

No evento serão distinguidas as seguintes personalidades:

> Ana Marques – Apresentadora do programa "Essência", emitido pela SIC Mulher, onde abordou o tema "Sair do Armário".

> Célia Bernardo – Enquanto pivot do programa "Janela Aberta" do Rádio Clube Português, com a rubrica "Trio Gay". O programa contou com a participação regular de quatro activistas LGBT: Miguel Pinto, Paulo Côrte-Real, Sara Martinho e Rita Paulos.

> Júlia Pinheiro – Apresentadora do programa "Tardes da Júlia", emitido pela TVI, que dedicou cinco programas à discussão da orientação sexual e identidade de género.

> Rosa Ruela – Jornalista responsável pela reportagem "Somos gays, e então?" publicada na revista Visão e que contou com os testemunhos de vários jovens LGBT.
Actuação da Banda “Storytellers”;
Exposição de Fotografia “ESTAMOS AQUI!”;
Exposição de Cartazes Anti-Discriminação e Postais da campanha digital contra o preconceito;
O prémio foi instituído em 2005 com o objectivo de homenagear as figuras da comunicação social, artes e espectáculo, que, através do seu trabalho, dão visibilidade a algumas das muitas dificuldades sentidas pelos jovens homossexuais, bissexuais ou transgéneros, que lutam no sentido da desconstrução de estereótipos, erradamente associados à orientação sexual ou identidade de género, o que permite, em linhas gerais, dar mais um passo no sentido da erradicação do preconceito e discriminação destes jovens.

Premiados nas edições anteriores:

2005
> Rui Vilhena / Maria João Mira / Margarida Carpinteiro / Frederico Barata / Joaquim Horta / Maria Sampaio (pela abordagem positiva e não estereotipada da homossexualidade nas novelas "Ninguém Como Tu" e "Morangos Com Açúcar" exibidas pela TVI);

2006
> Diogo Infante (pela encenação da peça de teatro "Laramie ");
> Jorge Wemans (pela exibição de séries de temática LGBT na 2;
> Sónia Morais Santos (pela reportagem "Quando o corpo e a alma se desencontram" publicada no Diário de Notícias);
> Diogo Morgado e Luís Gaspar e Teresa Guilherme, (pela série "Aqui não há quem viva");

Sem comentários: