17 de julho de 2008

3º Ciclo de Cinema LGBT em Braga

O grupo ex aequo braga irá editar este ano o seu 3º Ciclo de Cinema LGBT em Braga. O objectivo primordial deste evento é o de sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões relacionadas com a homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase do "assumir-se para si próprio" pois, como sabemos, o período desta consciencialização e aceitação de si próprio é especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), ainda incompreendidos e vítimas de preconceito e discriminação. Assim, através dos vários filmes exibidos, os jovens LGBT, ou com dúvidas, poderão contactar com histórias ligadas à questão da orientação sexual e/ou identidade de género e reflectir acerca de temas pertinentes e inerentes à sua realidade, num ambiente de convívio. Serão apresentadas 3 sessões de filmes de temática LGBT nos dias 18, 19 e 20 de Julho, às 21h30. O ciclo irá realizar-se em Braga, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca. A entrada é livre.


PROGRAMA

Sexta-feira, 18 de Julho de 2008, 21h30

Juste Une Question D'Amour
Christian Faure, 88m, França, 2000; Legendas em Português
Laurent, de vinte e três anos, partilha o apartamento com a sua melhor amiga. Afirmando perante todos a sua preferência pelos rapazes, apenas os seus pais ignoram a sua homossexualidade. Junto deles, Laurent é o filho modelo e usa a sua colega de casa para iludir questões sobre a sua vida privada. Já de si difícil, esta dupla identidade torna-se insustentável quando Laurent se apaixona por Cédric.

Sábado, 19 de Julho de 2008, 21h30

Loving Annabelle
Katherine Brooks, 76m, EUA, 2006 Legendas em Português
Passada num colégio interno católico, Loving Annabelle é a história duma professora que se apaixona por uma estudante. A professora Simone Bradley é dedicada à escola e às suas alunas e vive num mundo com poucos conflitos até à chegada de uma nova estudante, uma rebelde que se recusa a aceitar regras e disciplina. Quando se conhecem, Simone rotula Annabelle de problemática para mais tarde descobrir que apenas ela liberta a intensidade e a paixão que têm faltado a Simone. Cegas face ao mundo que as rodeia, as duas mulheres têm um caso amoroso destinado a destruir tudo em que Simone acredita.


Domingo, 20 de Julho de 2008, 21h30

Breakfast on Pluto
Neil Jordan, 76m, Rep. Irlanda/Reino Unido, 2005 Legendas em Português
Abandonado em bebé à porta de uma igreja na Irlanda, Patrick “Kitten” Braden (Cillian Murphy) desde cedo sobreviveu a uma realidade hostil graças ao seu encanto e à recusa em deixar alguém alterar a sua maneira de ser - um jovem desenquadrado do mundo que o rodeia e, principalmente, do seu corpo, o que o torna muito mais que um homossexual ou um travesti.A acção situa-se em Londres dos anos 70, dando-nos a conhecer a vida de Kitten e a sua busca incessante do amor e da verdadeira mãe, enquanto que, perdida, se vai envolvendo nos meandros da música, do ilusionismo, da prostituição e até do IRA.Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor - Comédia/Musical.


Organização:Grupo Ex Aequo Braga
braga@ex-aequo.web.pt
www.ex-aequo.web.pt/braga
Tlm: 91 791 35 12

2 comentários:

Estrelaminha disse...

boa tarde!
não me vai ser possível ir.
LOving Annabelle é um filme excelente!!
bjs

Anónimo disse...

boa tarde. belissimo trabalho o vosso com este blog. parabens. quanto ao assunto dos jovens... o que vejo na grande maioria é um desrespeito enorme por este assunto, principalmente pelas pessoas (gays, travestis, lesbicas, bis) que sofrem bastante com a chacota e as ofenças da sociedade. A juventde brinca com o assunto, ou seja... faz dele uma moda. é muito IN agora ser bisexual ou homosexual... escolhe-se! Por assim dizer tem-se mais "rendimento", os jovens ficam com parte da sua pessoa formada e a veia rebelde dirige-se para estes assuntos mas é tudo levado na brincadeira visto que estes jovens nao sao os jovens que deveriam estar a lutar e a crescer com respeiro. muito pelo contrario escolhem isto para levar a sua rebeldia e destaque á vante. é horrivel uma pessoa ver estas coisas qd ja se sofreu por ser quem VERDADEIRAMENTE é e ve-los a eles a brincar desta forma com este assunto.Enfim ha de tudo. desculpem pelas repetiçoes e tyudo mais. mas magoa.

Ana Júlia, guimarães