2 de outubro de 2008

PS aprova disciplina voto contra casamentos homossexuais

Lisboa, 02 Out - Uma maioria dos deputados socialistas aprovou hoje a disciplina de voto contra os projectos sobre casamentos homossexuais, com mais de 20 votos contra, admitindo apenas como"excepção" ao voto geral o do ex-líder da JS.
Segundo o líder da bancada socialista, Alberto Martins,a proposta da direcção parlamentar foi aprovada com "47 votos favoráveis" e cerca de duas dezenas de votos contra. O grupo parlamentar do PS é composto por 121 deputados, mas muitos não estavam presentes na reunião no momento da votação.

"A maioria, de forma muito expressiva, aprovou a disciplina de voto", disse o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, em declarações aos jornalistas, no final da reunião da bancada.
Também por proposta da direcção da bancada haverá "uma excepção" à disciplina de voto: o deputado Pedro Nuno Santos, antigo líder da Juventude Socialista (JS).
"Foi o rosto da causa da JS", justificou Alberto Martins, considerando que esta decisão do grupo parlamentar de admitir a quebra da disciplina de voto pelo antigo líder da JS é uma "afirmação de pluralismo".

Os projectos do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes" que alteram o Código Civil para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo estão agendados para o próximo dia 10.

Lusa

Sem comentários: