15 de setembro de 2009

Stop Patologização Trans 2012

A campanha internacional Stop Trans Pathologization-2012, é uma campanha pela despatologização das identidades trans (transexuais e transgéneros) e a sua retirada dos catálogos de doenças (o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), da American Psychiatric Association, cuja versão revista surgirá em 2012, e o ICD (International Classification of Diseases), da Organização Mundial de Saúde, que sairá em 2014).
Sessões Públicas:

Porto: Sábado, 19 Set, 21h no Maus Hábitos (Rua Passos Manuel 178, 4º, Porto)
Com:
Pol Galofre Molero (Rede Trans e Intersexual de Barcelona)
Gabriela Moita (psicóloga)
Sérgio Vitorino (Panteras Rosa)

Lisboa: Domingo, 20 Set, 21h no Purex (Rua das Salgadeiras, 28, Bº Alto, Lisboa)
Com:
Pol Galofre Molero (Rede Trans e Intersexual de Barcelona)
Representante da Associação Médicos Pela Escolha
Raquel Freire (Panteras Rosa)
Info Panteras de Lisboa

2 comentários:

Uma pessoa transsexual portuguesa disse...

Mais uma vez, uma iniciativa onde é excluída a população transsexual portuguesa (e, desta vez, também a interssexual, que tem uma identidade e questões legais e sociais muito diferentes). É lamentável que se tragam 'activistas' (adolescentes inexperientes) que nem sequer representam o seu próprio país a Portugal para substituir o que quem cá vive tem para dizer sobre o que é, passa, e reivindica, é passar um atestado de incompetência e incapacidade (é no mínimo irónico que o texto faça alusão à menorização e desenpoderação das pessoas T!).
E é triste que se diga tanto disparate ignorante e inconsequente, quando questões vitais como uma cidadania plena, acesso a cuidados de saúde completos e comparticipados, luta contra os estereótipos e preconceitos, ainda estão por ser conquistadas.

Isto, sim, é transfobia, para além de incompetência e amadorismo. Pena que não se aliem a nós para mudar o que precisa de ser mudado, reivindicar o essencial, para nos ajudar numa luta em que há tanto para fazer para dar direitos, cidadania, felicidade, e dignidade às pessoas T! Não merecemos nem mais nem menos profissionalismo e capacidade na nossa representatividade do que quem é homossexual!

www.Pararir.com disse...

Estreitem uma pequena anedota sobre transsexuais

http://pararir.com/os-testiculos/

fiquem bem